sexta-feira, 4 de outubro de 2013

3.º DIA DA FESTA DO PADROEIRO DA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS – BAIRRO SANTA MARIA II

03 DE OUTUBRO DE 2013 – Bvs. André de soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Presbs. E comps. Mts., memória.
Leituras: Ne 8,14ª.5-6.7b-12 / Sl 18(19) / Lc 10,1-12

EQUIPE: Presidida pelo nosso Bispo dom Francisco Biasin, comentários de Elizete; Mesces: Dulcinéia, Nádia e Divina; Leitor: Caris; Salmista: Bete; Ministério de Música: Admir, Bete, Carlinhos MIquilini, Jorge, Luiz Pinto, Lucimar e Sérgio; Apresentação Musical Franciscana do Grupo Juvenil: Maria clara, Júlia, Vitória e Hugo.


 Em sua homilia, Bispo Francisco colocou que a Igreja Católica tem como costume propor os exemplos de santidade de homens e mulheres desde os tempos remotos da Igreja. pessoas que deram suas vidas pela fé em Cristo servindo como modelo a seguir. A Igreja sempre valorizou essas atitudes das pessoas santas não só homens e mulheres, também meninos e meninas citando o exemplo de Santa Ágda, Santa Cecilia que viveram o ideal de cristão. São Francisco talvez fosse o que mais seguiu de perto Jesus. Em uma época que a Igreja vivia com luxo e riqueza, mas teve uma atitude contrária questionando padres e bispos dos seus modos de ser igreja no meio do povo. Rico naquela época era quem possuía muitas terras, quando uma moça se dava em casamento, como dote o noivo recebia parte da sua herança acumulando mais seu património de riqueza, mas outro tipo de rico começou a surgir: “os grandes comerciantes”, Pedro que veio a ser pai de Francisco, quando conheceu a mãe de Francisco, uma francesa, unindo-se a ela em casamento, ela deu o nome do filho em homenagem a França, dai o significado: “Francisco, que quer dizer “francês”, ou “aquele que vem da França”“.
 


 Cresceu em meio a uma juventude desregrada até entrar em luta ficando detido em cela por mais de um ano em uma masmorra e quando saiu voltou a vida normal, mas eis que ao andar a cavalo viu um leproso, teve uma grande luz lembrando-se de Jesus Cristo e do seu evangelho: tudo que fizerdes ao próximo é a mim que fazes. Desceu do cavalo abraçou o doente sentindo compaixão, e depois se despiu de sua veste fazendo com que seu pai pensasse que estivesse descontrolado, que levou-o ao bispo para aconselhá-lo. o bispo perguntou-lhe se gostaria de ser padre, Francisco respondeu: “quero seguir Jesus”. então tirou de vez a roupa e vestiu um saco devolvendo as roupas a seu pai dizendo que não era mais seu filho e que agora em diante vou seguir Jesus Cristo partindo para uma colina onde existia uma Igreja Porciúncula com um crucifixo de São Damião. (Bispo Dom Francisco perguntou a nós se tínhamos um crucifico de São Damião que São Francisco tinha devoção; respondemos que não, ele então prometeu nos doar um). Voltando a história do padroeiro disse que São Francisco ouviu uma voz que lhe pedia: restaura a minha Igreja, dai em diante adotou um lema: “Meus Deus, meu tudo” deixando a riqueza em troca da riqueza de Deus. Nos  lembrou da santificação de Clara que era uma moça linda de cabelos longos que até hoje são conservados em um convento em Assis, que ele próprio presenciou. -  São Francisco também conheceu o fracasso quando tentou evangelizar um sultão mulçumano. Depois aos quarenta anos ficou cego, mas mesmo assim compôs um belo poema: cântico das criaturas interprestando a natureza sem enxergar. Aproximando seu fim ele pediu para ser sepultado como veio ao mundo. Foi reconhecido santo em pouco tempo pela Igreja. – Dom Francisco admirou a atenção da assembleia diante da sua catequese Franciscana percebendo que a comunidade conhece muito pouco de São Francisco e prometeu, “só voltarei à comunidade depois que vocês cumprirem uma tarefa: participarem de uma formação sobre São Francisco” foi em tom de motivação! Grande foi sua catequese neste dia, apenas um pequeno texto do que ele nos explicou.




 Depois da Celebração da Santa Missa a festa continua com apresentação da dupla Amorim & Elias Viola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário