quinta-feira, 3 de outubro de 2013

2.º DIA DA FESTA DO PADROEIRO DA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS – BAIRRO SANTA MARIA II

 2.º DIA DA FESTA DO PADROEIRO DA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS – BAIRRO SANTA MARIA II
02 DE OUTUBRO DE 2013 – DIA DOS SANTOS ANJOS DA GUARDA, MEMÓRIA
Leituras: Ex. 23, 20-23 / Sl 90(91) / Mt. 18,1-5.10
Presidida pelo Pe. Edmar; meces: Luís Carlos, Rita e Da. Laura; comentários: Sebastião Peninha; leitora: Cleyslane; salmista Bete e preces: Sebastião Peninha.ministério de música: Admir, Bete, Lucimar, Jorge, Luiz Pinto e Carlinhos Miquiline.
 Nos ritos iniciais padre Edmar lembrou da sua presença em anos anteriores em nossa comunidade, coincidentemente celebrando nos dias dos Santos Anjos da Guarda.

 Em sua homilia levantou uma preocupação pelas festas em comunidades e uma possível meta visando somente arrecadar, muitas das vezes se voltam mais para questão financeira; mas que com certeza não é o caso da comunidade. O sentido maior, e, é bom rever como estão às pastorais, movimentos, grupos e o relacionamento entre ambos; é a espiritualidade, a partilha buscando no exemplo de São Francisco de Assis, homem despojado e apaixonado pelos ideais cristãos. Citando também o nosso bispo Dom Francisco, pelo seu belo trabalho pastoral e o Papa Francisco, brincando que temos Francisco de sobra para nos ensinar a sermos anjos na vida de outros, já que eles são anjos em nossas vidas! E com certeza há anjos que passam despercebidos na vida de muitos, principalmente quando não acolhemos bem ou não nos deixamos ser acolhidos e quando não escutamos os pequenos, humildes que buscam as necessidades vitais de cada ser humano.



 Exemplo narrado no livro do Êxodo que a liturgia do dia colocou como era difícil a saída do povo a procura de melhores condições, mas, Deus não deixou de enviar seus anjos para guiá-los , pois o Senhor cuida de nós, principalmente quando agimos como verdadeiros anjos. Ao valorizarmos as conquistas da comunidade, o crescimento dos valores evangélico, as catequistas os membros de uma forma geral como se todos fossem como anjos uns dos outros. Pois Deus envia anjos para conduzir os lugares que Ele mesmo preparou e isso é uma questão de escuta de anunciar a boa nova; pois temos dois ouvidos para escutar bem e uma boca para falar com amor aquilo que Jesus nos transmitiu. Santo Agostinho dizia que temos que fazer esforços para nos mantermos fiéis, pois Deus é fiel! É preciso que se perceba a necessidade de se abrir ao outro que muitas das vezes está ferido em seus valores e nos colocar a serviço e não ser servido; ninguém é dono de pastorais (...), nem padres! Agir como crianças, que tem consciência da independência, da pequenez, ou seja sentir-se pequeno diante da grandeza de Deus , citando o exemplo de uma senhorinha na comunidade que ele atende: com sua teologia devocional, ela admira da grandeza de Deus diante da sua pequena alma e fragilidade humana testemunhando à vizinha uma bondade com demais no serviço e acolhida, uma verdadeira serva de Deus! Finalizou recordando que ninguém deve se achar grande demais sem necessidade do próximo, mas, se colocar pequeno para ser novo anjo da guarda de muitos.


Depois da Celebração da Santa Missa, a comunidade se confraternizou no pátio da Igreja degustando dos salgadinhos, doces e refrigerantes; contamos com apresentação do cantor Emiliano do Grupo Jeito Carioca.




Nenhum comentário:

Postar um comentário