sábado, 28 de abril de 2012

        ATITUDES

         Todos nós sabemos através dos Santos Evangelhos a angústia que Jesus passou ao caminhar para Cruz; Sabemos tambem que ele sofreu com resignação a todo aquele flagelo da crucificação sem reclamar, apenas em um momento, diante de tanto sofrimento Jesus pediu ao Pai que afastasse dele o Cálice. E nós? Todos sabemos que somos criados imagem e semelhança dele, e que fomos criados para a vida eterna; nós não nos assemelhamos a quase nada a ele porcausa do pecado em nós existente; Assim sendo:Nosssas atitudes de pecadores faz-nos agirmos como Judas que com um beijo o entregou, como Pedro que o negou, como Pilatos que lavou as mãos. Como Judas quando dizemos que somos irmãos, que nos abraçamos na hora da paz de Cristo na missa, como Judas quando comungamos da mesma eucaristia, como judas quando dizemos que amamos o próximo, mas quando ele precisa de nós, damos sempre um jeitinho de sair fora. como Pedro quando interpelados em certas situações negamos a nossa condição de cristão "fiel? " a doutrina da nossa igreja; Não querendo ser ou aparecer melhor, hoje não, mas a alguns anos eu mesmo fazia isso, quando evitava falar de Deus, de seu poder, de sua misericórdia, de seu amor incondicional.
Para finalizar nossa reflexão; Agir como Pilatos é muito comum para nós, e assim sendo nem ebservamos isso. Vejamos algumas atitudes que podemos chamar de "atitudes Pilatianas"; vixi! peguei pesado agora em! Pilatianas? nem sei se existe esse termo; Mas tudo bem, façamos de conta que existe e vamos ao fim do nosso assunto.
Atitude Pilatiana é quando  lavamos nossas mãos para os problemas que supostamente não são nossos; São tantas, mas vou citar sómente duas: Esse é um ano eleitoral, na hora de votar nós quase sempre votamos por emoção, ou seja, votamos naquele que é simpático conosco, ou nos ajudou em alguma coisa; Devemos votar naquele que achamos mais competente com o cargo que vai ocupar e não por favor. Já ouvi alguem dizer: Sou obrigado a votar, Prá mim tanto faz um ou outro ganhar a eleição, mas não é correto agir assim.
Outra é quando passamos lá próximo ao viaduto ou na prça e vemos um irmão caído e passamos como se diz "batido" e pensamos assim: Isso num é problema meu, num tem o poder público que recebe verbas prá cuidar deles? A Pilatos! lava tuas mãos e segue em frente!

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado!

Abraço de irmão, fica com Deus
                                                           Joãozinho-Pastoral Do Povo de Rua

Nenhum comentário:

Postar um comentário