domingo, 30 de junho de 2013

MISSA e 26.º aniversário da Conferência dos Vicentinos “Jesus da Galiléia”

“MISSA VESPERTINA DA VIGÍLIA DOS SS. APÓSTOLOS PEDRO E PAULO”.
Sábado 29 de junho de 2013 – Dia da comemoração do 26.º aniversário da Conferência dos Vicentinos “Jesus da Galiléia” da Comunidade São Francisco de Assis – Bairro Santa Maia II
Leituras: At. 3,1-10 / Sl 18(19) / Gl 1,11-20 e Ev. Jo. 21, 15-19 – Ano C
VIDAS A SERVIÇO DO REINO
Conhecemos pessoas que se puseram a serviço do Reino de Deus, testemunhas de fé e amor, que encontraram em Jesus o exemplo maior e nos deixaram belos exemplos de fé e de serviço: Madre Tereza de Calcutá, Papa João Paulo II, Dra. Zilda Arns e em especial para a Conferência Jesus da Galiléia: São Vicente de Paulo e Frederico Ozanan … Alguns deles chegaram à glória do martírio, derramando seu sangue, pela causa do Reino. Nesta celebração dos santos Pedro e Paulo, apóstolos e mártires, que deram sua vida a serviço do Evangelho, e espelhando neles fortalecemos nossa fé e o nosso compromisso.
Presidiu esta celebração, nosso pároco, Pe. José Vidal de Amorim e Equipe de Liturgia com os Mesces: Joaquim, Da. Nilza e Pereira, Leitores: Patrick e Maria Modesto, Salmista Sr. José Jorge, Preces Sr. João Batista de Almeida, Comentários Da. Ângela de Almeida e Acolhida os Srs. José Vicente e Toninho .
Destacamos na assembleia a comunidade acolhedora São Francisco de Assis, a grande parceira dos vicentinos Sta. Clara de Assis, Sto. Antônio de Saudade Nossa Senhora Aparecida da Vila Maria, Sagrada Família, Associação de Moradores do Bairro, Conferência Stos. Reis, Cof. São João Batista, Cof. Sagrado Coração de Jesus, Presidentes dos Conselhos: Saudade; Centro; São Luiz; Vila Nova; Coringa; São Lucas; Central de B.Mansa. Vicentinos da Vila Vicentina Ano Bom; Lar dos Velhinhos Vista Alegre e demais pastorais e movimentos das comunidades São Francisco de Assis e Santa Clara de Assis.
Na homília, padre Vidal recordou esta grande festa da Igreja que tem como modelo Jesus Cristo e como coluna São Pedro e São Paulo com seus carismas e diversidades que expressam a grandeza da nossa Igreja. E quando Jesus chama Pedro de pedra sintetizando a imobilidade e segurança e Paulo com seu dinamismo daquilo que todos devem fazer como de concreto de uma vida missionária em favor do Reino de Deus. Fortalecendo a importância dos batizados na Igreja através dos diferentes dons: leigos, religiosos. Padres, bispos. É nesta diversidades de dons e carismas que se cria intimidade com Jesus, principalmente na amizade o que nos torna comprometido com Evangelho, e, neste momento o padre destaca as três perguntas de Jesus a Pedro que o próprio padre fez questão de pesquisar na tradução original onde as palavras nos dá uma interpretação da amizade (modo diferentes de pensar e agir…). (Jesus pergunta:                                                                                                                                             1.º) Pedro, você me ama? R/ Senhor sabe que tenho amizade por ti.                                                                    2.º) Pedro, você me ama? R/ Senhor sabe que tenho amizade por ti.                                                                                    3.º) Pedro, você tem amizade por mim? R/ Tu sabes que tenho amizade por ti.                                       (Muitas das vezes veremos que amizade não quer dizer que concordo com tudo). Mas a amizade dos apóstolos com Jesus os leva a um compromisso perfeito; Jesus pede a Pedro: cuida das minhas ovelhas e Pedro passa da amizade ao assumir o projeto e abraçar com amor a Igreja a ele confiada por se tornar à pedra onde Jesus a constrói.

São Pedro e São João na oração das três (1.º leitura), dá testemunho na prática do amor ao próximo quando um homem coxo de nascença que pedia esmola na porta do Templo viu Pedro e João entrando e pediu uma esmola. Pedro disse: “olha para nós!”, “não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda” e pegando-lhe a mão direita, Pedro o levantou. Na mesma hora, os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes e começou a andar. Todos viram o homem andando e louvando a Deus. - O compromisso do  homem e mulher de hoje é de fato anunciar o glorificar a Deus e que o nosso amor a Jesus concretize em gestos e atitudes exemplificada nos membros da Conferência Jesus da Galiléia que abraçaram a caridade no gesto de amor sem medida ao próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário