1357304 50608256 Janusz Hylinski 300x187 Famílias que almoçam juntas são mais saudáveis, diz estudoUma corrida contra o tempo. Se você define o seu dia desta forma, sentar à mesa para realizar as refeições com seus filhos deve ser algo raro. Nos dias de hoje, onde cada vez mais as pessoas comem fora de casa, pesquisadores reúnem evidências científicas que mostram que almoçar com os filhos em casa traz uma série de benefícios à saúde de toda a família.
Pesquisadores da Rutgers, nos EUA, analisaram 68 estudos que consideravam a associação entre refeições familiares e a saúde das crianças. Ele especificamente olhou como a frequencia ou a atmosfera das refeições em família estava relacionada ao consumo tanto de alimentos saudáveis e os considerados menos desejáveis (por exemplo, refrigerantes) e a relação deste comportamento com a prevenção da obesidade.
Em conclusão, fazer as refeições em casa traz inúmeros benefícios para as crianças, incluindo aumento da ingestão de frutas, legumes, fibras, alimentos ricos em cálcio e vitaminas. Além disso, quanto mais refeições uma família faz reunida, menos as crianças comem alimentos menos desejáveis ou mais prejudiciais à saúde (como o refrigerante).
Embora os investigadores tenham encontrado apenas uma relação fraca entre as refeições em família e o risco para a obesidade, aqueles que almoçavam juntos mais frequentes tenderam a ter um índice de massa corporal (IMC, kg/m2) menor quando comparados àqueles que realizavam menos refeições em família. Os resultados foram divulgados durante evento da Sociedade Norte-Americana de Nutrição.
Os autores pontuam que, apesar do número vasto de estudos sobre o tema, pode ser difícil para os pais interpretar estes resultados em práticas do cotidiano. “Muitas pessoas não têm tempo, inclinação ou conhecimentos necessários para acessar, filtrar e interpretar esses relatórios científicos. Em vez disso, eles dependem muitas vezes da mídia que se concentra em um único estudo ou, pior, não relatam com precisão a pesquisa que foi realizada”, explicam. Neste sentido, eles esperam que este breve e conciso relato estimule os pais a insistir e investir nas refeições familiares.
-
por Marina Teles