terça-feira, 26 de junho de 2012

Plano Pastoral da Diocese para os anos de 2012 a 2015



Plano Pastoral da Diocese para os anos de 2012 a 2015


Fonte:http://www.comsaopaulo.com/ler.php?c=400

Nosso bispo diocesano D. Francisco Biasin apresentou no início deste ano, o Plano Pastoral da Diocese que deverá permear todas as atividades pastorais desempenhadas na extensão territorial da Igreja Particular de Volta Redonda-Barra do Piraí.
Após o Sínodo Diocesano, realizado nos anos de 2009 a 2011, houve a elaboração de seu documento conclusivo, que aponta as metas e objetivos a serem alcançados, bem como as etapas e as pistas de ações para o planejamento pastoral dos anos de 2012 a 2015..
Neste contexto, a nossa comunidade deve tomar posse e ciência deste plano, para fazer cumprir cada um dos seus passos "em comunhão com todas as forças vivas da diocese", pondo em prática esta programação pastoral.
No conselho comunitário da São Paulo Apóstolo, ocorrido no dia 17 de março, todos os coordenadores de pastorais e movimentos da nossa comunidade receberam um exemplar deste documento, para que juntamente com os demais agentes de suas pastorais realizem os estudos e a vivência deste plano diocesano.
Abaixo, apresentamos a todos a palavra do nosso pastor diocesano, que nos anima e nos elucida a cerca deste instrumento que nos guiará em nossa caminhada eclesial.
Caríssimos fiéis, irmãos e irmãs em Cristo Jesus,
Ao celebrarmos o 90º aniversário de criação da diocese, damos graças a Deus pelo caminho percorrido até aqui! Cabe-nos recolhermos os frutos de sementes plantadas com generosidade e sacrifício pelos que nos precederam e assumirmos a responsabilidade de expandir o Reino de Deus de acordo com as exigências do tempo presente. 
Entre elas, sem dúvida nenhuma, se faz premente a de planejarmos a ação evangelizadora e pastoral da Igreja, traçando metas e marcando etapas para poder alcançá-las. Recebemos, como discípulos e discípulas, um grande tesouro; descobrimos a pérola preciosa: Jesus e seu evangelho!
Vale a pena usarmos toda nossa inteligência e capacidades humanas para frutificar e difundir o tesouro recebido, num tempo em que as propostas religiosas são as mais variadas e nem sempre autênticas! Jesus, ao falar do administrador desonesto, louva a sua “esperteza” dizendo: “Os filhos das trevas em seus negócios são mais espertos dos que os filhos da luz!” (Lc 16,8) É necessário ter “esperteza” para o bem: por isso planejamos e investimos as nossas energias na evangelização!
Imbuídos por estas atitudes evangélicas, apresentamos com muita humildade e confiança o Plano de Pastoral da Diocese. Ele se beneficia de um longo trabalho realizado na nossa Igreja durante três anos, em estilo sinodal, chamado de XIª Assembléia. O registro de todo esse trabalho encontra-se no livro titulado “Evangelizar, razão de ser discípulo missionário de Jesus – Diretrizes Pastorais da Diocese – XI Assembléia – 2010”. Poderíamos definir este livro como um retrato da Diocese onde pastorais, associações, movimentos, novas comunidade, etc. encontraram “cidadania”. Todavia temos a impressão que neste retrato falta prospectiva.
Assim, valorizando a riqueza da caminhada feita, procuramos traçar o caminho para os próximos 4 anos, aproveitando também da preciosa contribuição das novas Diretrizes Gerais da ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – Documento 94, fruto da última Assembléia dos Bispos do Brasil.
Procuramos ao máximo mergulhar o nosso olhar na realidade das nossas comunidades, respeitando a história e a caminhada feita até hoje. Mesmo assim, temos consciência que o planejamento feito carece de maior concretude. Para alcançar isso, contamos coma competência, a experiência e a boa vontade de todos os agentes de pastoral, a partir dos presbíteros e diáconos, para fazer descer este planejamento até as bases, com sadia criatividade, num grande mutirão evangelizador. 
O Plano de Pastoral com seu planejamento é como a planta de uma casa para saber como construí-la, mas para ter a casa pronta precisar arregaçar as mangas e trabalhar! Ele, portanto, é entregue aos fiéis para ser executado em comunhão com todas as forças vivas da Diocese.
“Em comunhão”! Este é o segredo do bom êxito de qualquer iniciativa da Igreja, sobretudo de um Plano de Pastoral: “Hoje, mais do que nunca, o testemunho de comunhão eclesial e de santidade são uma urgência pastoral. A programação pastoral há de se inspirar no mandamento novo do amor (cf. Jo 13,35).” (DA 368)
Faço votos, ao iniciar o meu ministério pastoral nesta amada Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, que o presente Plano de Pastoral seja um instrumento eficaz para que a nossa Igreja possa percorrer o caminho que o Espírito Santo ajudou a discernir, permanecendo sempre obediente às suas inspirações e a serviço da humanidade.
Com minha bênção de pastor.  
                                                                                              
                                                                                        D. Francisco Biasin 



2 comentários:

  1. Por favor, alguém pode me enviar o e mail do Dom Francisco Biasin? Eu o conheço ha muito tempo, ha mais de 30 anos, quando era padre na igreja de Duque de caxias, no Rj. Este santo homem não foi somente o padre que celebrou meu casamento, ele foi o melhor amigo que já tive, pois me ajudou a caminhar nos piores momentos de minha vida. Então agora eu o encontro, queria poder lhe falar, contar que estou bem, que estou feliz...e lhe agradecer por tudo que me ajudou. Por favor, me ajude a manter contato com ele, desde já agradeço, Terezinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e bem!
      Terezinha, favor enviar seu e-mail para este endereço: c.s.f.assis@bol.com.br , que nós retornaremos com seu pedido.
      Obrigado e fique na paz!

      Excluir