sábado, 3 de março de 2012

NOSSO TERÇO DE CADA DIA: COM NOSSA SENHORA CONTEMPLAMOS JESUS CRISTO



REZA DO TERÇO
Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai , do Filho e do Espírito Santo. Amém.

OFERECIMENTO

Divino Jesus, nós vos oferecemos este terço que vamos rezar, contemplando os mistérios da nossa redenção. Conceedei-nos, por intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem nos dirigimos, as virtudes que nos são necesárias para rezá-lo bem e a graça de ganhar as indulgências desta santa devoção.
CREIO:
Creio em Deus Pai Todo-Poderoso...
PAI-NOSSO:
Pai nosso, que estais nos céus...
TRÊS AVE-MARIAS:
Ave Maria, cheia de graça...
GLÓRIA:
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
JACULATÓRIA:
Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da sua misericórdia. Abençoai o Santo Padre o Papa, o nosso Bispo Diocesano, o nosso Padre e todo o Crero. Abençoai e Santificai a nossa família e todo o povo de Deus.
A CADA MISTÉRIO
Durante os cinco mistério contemplados: entre um e outro rezamos dez Ave-Maria
***
NO FINAL DO TERÇO REZEMOS ASSIM:

O AGRADECIMENTO:

            Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos maternais. Dignais-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais vos obrigar vos saudamos com uma salve - rainha.
SALVE- RAINHA:
            Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. – Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. – Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

MISTÉRIOS GOSOSOS
( segunda – feira e sábado )
            Os cincos mistérios chamados gozosos nos convidam a meditar as alegrias do anúncio , do nascimento e da infância do Salvador.

1.      Mistério = ( Lc 1. 26-39 ) No primeiro mistério da alegria contemplamos a anunciação do Arcanjo São Gabriel à Virgem Maria; que é outra representante da Comunidade dos pobres que esperam pela libertação. Dela nasce Jesus Messias, o Filho de Deus.
2.      Mistério = ( Lc. 1. 39 – 56 ) No segundo mistério da alegria contemplamos a visita de Maria à sua prima Isabel. “São João Batista , ainda no seio de sua mãe recebe o Espírito Santo, reconhece o Messias e o aponta através da exclamação de sua mãe Isabel. O cântico de Maria é o cântico dos pobres que reconhecem a vinda de Deus para libertá-los através de Jesus”.
3.      Mistério = ( Lc. 2. 1 – 15 ) No terceiro mistério da alegria contemplamos o nascimento de Jesus na gruta de Belém na Judéia; quando José e Maria tiveram que ir para fazer o recenseamento ordenado pelo Imperador.
4.      Mistério = ( Lc. 2. 22 – 33 ) No quarto mistério da alegria contemplamos a apresentação de Jesus no Templo, onde o velho Simeão, que em cântico relembra a vida e missão    do Messias e Jesus será sinal de contradição.
5.      Mistério = ( Lc. 2 42 – 52 ) no quinto mistério da         alegria contemplamos Jesus perdido e encontrado no Templo entre os doutores, neste evangelho, as primeiras palavras de Jesus mostram que toda a sua missão decorre  da sua relação filial com o Pai.

MISTÉRIOS DOLOROSOS
(Terça e sexta – feira )
            Com os mistérios da dor, acompanhamos Jesus contemplando o que o amor realizou pela  nossa salvação. É um apelo à nossa conversão.
1.      Mistério = ( Lc. 22. 39 – 46 ) No primeiro mistério da      dor contemplamos a agonia de Jesus no Jardim das Oliveiras. “Jesus foi com eles a um lugar chamado Getsêmani. E começou a entristecer-se e a angustiar- se.”
2.      Mistério = ( Jo. 18. 38 – 40: 19. 1 )  No segundo mistério  da dor contemplamos Jesus açoitado por ordem de Pilatos. “Pilatos, então tomou  Jesus e o mandou flagelar. Porque a autoridade de Jesus põe em risco os reinos do mundo.”
3.      Mistério = ( Mt. 27. 27 – 32 ) No terceiro mistério da dor contemplamos Jesus coroado de espinho. “Mas ele se   revela como o verdadeiro Rei. Aquele que entrega sua    vida para salvar o seu povo.”
4.      Mistério = ( Lc. 23. 20 – 32 ) No quarto mistério da dor contemplamos Jesus carregando a  cruz até o Monte Calvário. “Simão Cireneu é o símbolo do verdadeiro discípulo de Jesus que leva a sua cruz e Jesus serviu o projeto de     Deus até o fim.”
5.      Mistério = ( Lc. 23. 33 – 47 ) No quinto mistério da dor contemplamos a crucifixão e morte   de Jesus na cruz.   ‘Jesus não está sozinho na cruz. Acompanham-no todos aqueles que são condenados por uma sociedade que não aceita    o projeto de Deus e que clamam:  Jesus lembra-te de nós !...

MISTÉRIO DA LUZ

( Quinta – feira )
Cristo é a luz do mundo. Luz é o atributo da divindade. Esta “era a luz verdadeira, que vindo ao mundo a todos ilumina”. “Quem me segue...”- disse Jesus – “Terá a luz da vida”. Nós cristãos, somos “filhos da luz. A luz de Cristo é levada a todo o mundo pelos seus discípulos.
1.      Mistério = ( Mt. 3. 13 – 16 ) No primeiro mistério de Luz contemplamos Jesus sendo batizado por São João Batista. Enquanto Cristo desce à água do Rio Jordão, como inocente que se faz pecado por nós, o céu se abre e a voz do Pai proclama- o Filho amado, ao mesmo tempo em que o Espírito o investe na missão que o espera.
2.      Mistério = ( Jo 2. 1 – 12 ) No segundo mistério de Luz contemplamos Jesus nas bodas de Caná. É o início dos sinais em Caná, quando Cristo, transformando a água em vinho, abre à fé o coração dos discípulos graças à intervenção de Maria, a primeira entre os que crêem.
3.      Mistério = ( Mc. 1. 14- 15 ) No terceiro mistério de luz contemplamos Jesus anunciando o reino de Deus e convidando à conversão. Perdoando os pecados de quem a ele se dirige com humilde confiança, início do mistério de misericórdia que ele prosseguirá exercendo até o fim do mundo, especialmente por meio do sacramento da reconciliação confiado à sua Igreja.
4.       Mistério = (Lc. 9. 28 – 36 ) No quarto mistério de luz contemplamos a transfiguração de Jesus no Monte Tabor. A glória da divindade reluz no rosto de Cristo, enquanto o Pai o apresenta aos apóstolos extasiados para que o  “escutem” e se disponham a viver com ele o momento doloroso da Paixão, a fim de chegarem com ele à glória da ressurreição e a uma vida transfigurada pelo Espírito Santo.
5.      Mistério = ( Mt. 26. 26 – 29 ) No quinto mistério de luz contemplamos a santa ceia, na qual Jesus institui a eucaristia. Na qual Cristo se faz alimento com o seu corpo e o seu sangue sob os sinais do pão e do vinho, testemunhando “até o extremo”o seu amor pela humanidade, por cuja salvação se oferece em sacrifício.

MISTÉRIOS GLORIOSOS

( Quarta – feira e domingo)
   Esses mistérios nos introduzem na vida trinitária, comunicada a todos os batizados, mas de modo especial a Maria Santíssima.
1.      Mistério = ( Mc. 16. 1 – 8 ) No primeiro mistério da glória contemplamos a ressurreição de Jesus Cristo, nosso Senhor. O túmulo vazio é o sinal de que a ação de Deus em Jesus não termina ai. Os discípulos só poderão encontrar-se de novo com Jesus se continuarem o projeto por ele iniciado.
2.       Mistério = ( Lc. 1. 4 – 11 ) No segundo mistério da glória contemplamos a assunção de Jesus ao céu. E os apóstolos que receberam o mesmo espírito que guiou Jesus em missão, estarão preparados para testemunhar Jesus, continuando o que ele começou a fazer e ensinar. Essa é a tarefa apostólica de todos os cristãos.
3.      Mistério = ( At. 2. 1 – 14 ) No terceiro mistério da glória contemplamos a vinda do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os apóstolos. Todos ficaram cheios de Espírito Santo e começaram a apregoar as maravilhas de Deus.
4.      Mistério = ( Lc. 1. 46 – 47  ) No quarto    mistério da glória contemplamos a Assunção de Nossa Senhora ao céu. “E Maria disse: minha alma glorifica o Senhor.  E o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador”.
5.      Mistério = ( Ap. 12. 1 – 12 ) No quinto mistério contemplamos a coroação de Nossa Senhora como      rainha do céu e da terra. “E Maria disse: Por isso, de hoje   em  diante, todas as gerações me chamarão bem aventurada”.




                                                                                                                        José Luiz



Nenhum comentário:

Postar um comentário